Pacto Global

O que é o Pacto Global?

É uma chamada das Nações Unidas, para que as empresas de todo o mundo alinhem suas estratégias e operações a Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. E assim possam desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Mais de 12.000 empresas sediadas, em mais de 160 países envolvidos representando quase todos os setores e de todos os tamanhos.

A AGAD e a Adesão ao Pacto Global

A Associação Goiana de Administração - AGAD passou é membro signatário do Pacto Global da ONU, desde 2009, e se comprometeu em apoiar e difundir os princípios dele, divulgando publicamente este compromisso junto aos registrados, funcionários, parceiros e público em geral.

Ser signatário do Pacto Global significa estar entre empresas e organizações diversas que representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas - incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

Associação Goiana de Administração - Communication on Engagement UN Global Compacto

Signatário do Pacto Global desde novembro de 2009, a cada dois anos, a Associação Goiana de Administração publica e entrega à ONU o seu relatório de atividades no período, reafirmando seu compromisso com os 17 ODS, em mais um trabalho desenvolvido pela diretoria da AGAD.

Confira o relatório na integra no link a seguir: https://www.unglobalcompact.org/

Agenda 2030 é um dos compromissos da AGAD

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação; Apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação” é o que prevê o nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável criado pela Organização das Nações Unidas. Não por acaso, a Associação Goiana de Administração (AGAD) segue com iniciativas voltadas a essa temática, cuja intenção é estar alinhada aos compromissos da Agenda 2030 – um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade.

Trabalhamos fortemente conectados, com revisões no planejamento estratégico da instituição e atualização de todas as nossas diretrizes, seja administrativa ou de comunicação, observando o que se pontua a inovação, modernização e sustentabilidade. A AGAD tem se renovado a partir de várias estratégias e compromissos com a agenda 2030.

Tecnologia e Inovação

A AGAD participa de eventos com objetivo de discutir iniciativas que fomentem o empreendedorismo brasileiro e a inovação. A participação da AGAD em encontros deste segmento, e com outras personalidades da área, estimulam a atuação da associação nas políticas públicas para as Micro e Pequenas Empresas – tornando-a protagonista dentro deste movimento.

Mas não para por aí, nos dias 11 e 12 de outubro, em Goiânia, vai acontecer o maior evento da Administração das Américas, com a temática também voltada ao que pensa a ONU. O Congresso Nacional de Administração (CONAD), que completa 29 anos de existência, discutirá a “Administração do Amanhã: Desafios na Era da Inovação e Sustentabilidade” - com reflexões sobre a ciência da Administração e iniciativas da AGAD.

Governança e Resiliência

É importante levar em conta que para construir estruturas mais consolidadas – elas devem ser resilientes e seguras, principalmente para criar mais oportunidades de vida – para agora e no futuro. O direcionamento estratégico e o controle de processos – devem ser pontos fundamentais no cumprimento de cada finalidade.

A prevenção e redução de riscos de condutas fraudulentas e o aumento da eficiência, e o desempenho na gestão são alguns dos objetivos dos programas de compliance da AGAD. A proposta da Entidade é sistematizar e aperfeiçoar os instrumentos na Associação, para que possam atuar de forma preventiva no combate à corrupção e nos desvios que possam vir a existir.

ODS

A ONU e entidades brasileiras trabalham para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.